A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é de origem Asiática – mais especificamente do sudoeste – mas ganhou o paladar brasileiro por ser aromática e picante, com aroma inconfundível. Afinal, é da mesma família do gengibre!
No ocidente, encontram-se cada vez mais benefícios do consumo dela na alimentação. Porém, ela também possui uso medicinal milenar, principalmente na Índia e na China. Isso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além do auxílio na prevenção de doenças crônicas, principalmente.
Então, vem com a gente descobrir como a cúrcuma pode ser um super alimento chave na sua saúde!
O que é a cúrcuma a gente já sabe. Agora, você conhece os compostos bioativos que fazem a sua fama?
Eles são chamados de curcuminoides, e são os responsáveis pela forte ação antioxidante e anti-inflamatória que o alimento possui. Eles são divididos em:
1. Curcumina
A curcumina é considerada o principal componente da cúrcuma, e possui um potencial benefício anti-inflamatório e antioxidante. Inclusive, um dos seus usos mais comuns é no combate a radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar o envelhecimento ou morte celular, acarretando em doenças degenerativas.
2. Demetoxicurcumina e Bisdemetoxicurcumina
São compostos que estão presentes em baixíssima quantidade em comparação com a curcumina (60 a 70%). Mas também são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Leia também: Gengibre: benefícios para a sua saúde
Você já se perguntou para que serve cúrcuma? Bom, os benefícios são diversos! Mas entre eles, estão:
A cúrcuma é um ingrediente muito versátil e, por isso, é utilizada em pó – como tempero – em diversos tipos de preparações: curry, sopas, arroz, legumes, ovos, peixes molhos e marinadas, ou até mesmo no preparo de pães e massas. Mas seu uso na cozinha não para por aí!
Inclusive, você também pode encontrá-la em diversos tipos de suplementos, seja em cápsula, em pó, entre outras variedades.
E por falar em suplemento, o Shot +Imune da Origem55 é uma bebida em pó saborosíssima que combina a cúrcuma a outros ingredientes, incluindo macro e micronutrientes necessários para dar aquele up no sistema imunológico!
Essa, inclusive, é uma maneira super prática de incorporar os benefícios da cúrcuma na dieta diária.
Saiba mais: Shot matinal: o que deve ter no seu
A cúrcuma é um alimento natural. Porém, você não deve consumí-la em excesso, já que pode causar sintomas como irritação no estômago e enjoo.
Além disso, seu consumo não deve ser feito para pessoas que estão grávidas, ou que tomam medicamentos anticoagulantes. Em todo caso, é sempre importante consultar um médico de sua confiança para avaliar o seu caso em específico.
O fato é que incluir a cúrcuma como fonte de nutrição promove diversos benefícios para a saúde como um todo! Principalmente por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que fazem muito pelo nosso organismo. São pequenos hábitos como esse que fazem a diferença.
Quer um incentivo a mais para cuidar da sua saúde por completo? Venha explorar os produtos da Origem55 para potencializar o seu bem-estar e qualidade de vida! Conheças nossos superalimentos.
O hibisco está na lista dos ingredientes mais queridos entre aqueles que buscam por uma vida mais saudável. E apesar da sua origem ser incerta, alguns registros apontam que os primeiros lugares onde a planta surgiu foram na África Oriental e Ásia. No Brasil, ela chegou por meio da população ...
O termogênico é uma substância que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar mais calorias, aumentando assim o gasto de energia do corpo. É por isso que ele é visto como grande aliado na performance esportiva e no processo de emagrecimento. Porém, para garantir os efeitos dos termogênicos ...
O chá verde é usado para fins medicinais há séculos. E hoje, considera-se uma das bebidas não alcoólicas mais consumidas no mundo! Mas essa popularidade toda não é à toa: o chá verde está diretamente atrelado a um estilo de vida saudável e mais equilibrado. Neste artigo, vamos mostrar o por ...